Estudo do CENC publicado em revista científica internacional  

O Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Dra. Teresa Paiva liderou um estudo sobre o impacto da Pandemia Covid-19 na saúde mental dos portugueses e os riscos psicossociais associados no trabalho, em profissionais adultos activos. A investigação foi publicada recentemente no Journal of Occupational and Environmental Medicine.

Universidade Lusíada/CLISSIS, ISAMB – Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, CHRC – Comprehensive Health Research Center, Universidade Nova de Lisboa, FMH/Universidade de Lisboa e APPsyCI, ISPA, Portugal foram as outras entidades envolvidas.

A investigação envolveu  4.708 participantes em várias regiões de Portugal, das quais 3.354 são mulheres (71,2%), com idade entre os 19 e 86 anos, representando uma  idade média de 45,8 anos.

O estudo demonstrou que o impacto global da Covid-19 é explicado por fatores sociodemográficos (sexo, idade e nível escolaridade), factores relacionados com o tipo de trabalho e a duração de horas de trabalho.

A investigação concluiu que a pandemia de Covid-19  colocou como desafio de identificar factores cruciais para promover a resiliência de cidadãos, profissionais e organizações.

Pode ler o estudo completo no seguinte link:

https://europepmc.org/article/med/33769333