Inquérito Sono e Covid-19

A equipa do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Dra. Teresa Paiva elaborou um inquérito sobre Covid, Sono, Saúde, Hábitos e Comportamentos com o objectivo de realizar um amplo estudo de investigação. As respostas ao inquérito atingiram à data de 21.07.2020, cerca de 1500 respostas.

Este inquérito foi elaborado por uma equipa multidisciplinar, com especialistas da área da Medicina do Sono, liderada pela Prof. Dra. Teresa Paiva e onde se incluem, entre outros, a Prof. Dra Margarida Gaspar de Matos (Psicologia), a Prof. Dra. Helena Canhão (Reumatologia), a Prof. Dra. Amélia Feliciano e a Dra. Joana Pimentel (Pneumologia), a Dra. Ana Santa Clara e o Dr. Hugo Simião (Psiquiatria), a Prof. Dra. Maria Raquel Silva (Desporto e Nutrição), a Dra. Joana Vaz Castro (Otorrinolaringologia), a Doutora Cátia Reis (Cronobiologia), o Dr. Fábio Botelho (Psicologia), a Enfermeira Susana Gaspar (Enfermagem) e o Dr. Paulo Gaião (Psicologia e Direito), num trabalho de cooperação do CENC – Centro de Medicina do Sono, do CHRC – Comprehensive Health Research Center – Universidade Nova e do ISAMB, Instituto de Saúde Ambiental, da FMUL.

O inquérito foi aprovado pela Comissão de Ética do CENC, Centro de Medicina e Sono, presidida pela Prof. Helena Rebelo Pinto, sendo garantida a anonimização dos dados, os quais serão submetidos a tratamento estatístico posterior.

O “core” deste inquérito tem o apoio ou colaboração da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Associação Portuguesa do Sono, da European Sleep Research Society e da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Psicólogos, da Ordem dos Farmacêuticos e da Ordem dos Enfermeiros.

As primeiras publicações científicas sobre os resultados do inquérito estão já a ser preparadas pelo CENC.
O link do inquérito é o seguinte:

https://www.surveylegend.com/s/2abz

O inquérito é extenso, mas o rigor assim o exige.

A equipa CENC-Dra Teresa Paiva muito gostaria que respondessem e partilhassem o inquérito com os vossos amigos e conhecidos.

Obrigado a todos