Marcações

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Consulta

Sintomas
Doenças
Estilo de vida

Laboratório do Sono

Polissonografia completa ou ambulatória
Actigrafia
Doseamento de Melatonina (Dim light Melatonine onset)

Reavaliação e decisão terapêutica

Idade
Gravidade
Repercussões na vida e na família
Comorbilidades

Tratamento e reavaliações periódicas

Medidas gerais
Terapêutica

Médicos

Profª. Dra. Teresa Paiva
Dra. Cristiana Silva
Dra. Ana Santa Clara
Dra. Joana Pimentel
Profª. Dra. Amélia Feliciano
Dr. Hugo Simião

Cronobiólogos

Dra. Cátia Reis

Psicólogos

Profª. Dra. Helena Rebelo Pinto
Dra. Maria Serra Brandão

Técnicos

Dra. Sofia Rebocho
Dra. Cátia Oliveira
Dra. Bruna Reis

 

DISTÚRBIOS DO RITMO CIRCADIANO

Tem dificuldade em ajustar-se a horários convencionais? Adormece depois das duas da manhã ou acorda sistematicamente tarde? Trabalha por turnos ou faz viagens frequentes com diferenças de fuso horário?

Ajustar o seu relógio biológico ao seu estilo de vida é fundamental para ter um equilíbrio saudável. O CENC sabe como o ajudar a fazê-lo.

O nosso ritmo ou relógio biológico surgiu muito cedo na evolução da vida da terra e foi uma forma importante de o ser humano e todas as outras espécies se adaptarem ao planeta.

A partir do fim do século XIX, as sociedades e os hábitos modificaram-se radicalmente. A lâmpada eléctrica, o desenvolvimento tecnológico, as comunicações mudaram os nossos comportamentos e crenças.

A sociedade passou a funcionar no paradigma 24/7. Os afazeres estendem-se pela noite. É possível viajar pelo mundo inteiro. É fácil comunicar a toda a hora e as redes sociais tornaram-se uma necessidade.

Dormir pouco ou fora de horas passou a ser normal, acarretando danos para a saúde. Como se o nosso organismo, adaptado ao longo de milhares de anos a estar acordado de dia e a dormir de noite, se recusasse a aceitar esta mudança de paradigma.

Os riscos de cancro e demência tornam-se maiores, as alterações psicológicas e comportamentais avolumam-se.

Por isso é tão importante restabelecer um ritmo normal e compatível com o seu organismo.

Como tratamos?

Terá de fazer um diário de sono, uma actigrafia (link para a página de actigrafa) durante pelo menos duas semanas, um doseamento da curva de produção noturna de melatonina, a determinação do DLMO (Dim Light Melatonine Onset) e uma polissonografia (link para a página de polissonografia em laboratório) - de preferência ao fim de uma semana de actigrafia.