Pedido de Marcação

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Consulta

Sintomas
Precipitantes
Perpetuantes
Doenças
Stress
Estilo de vida

Laboratório do Sono

Polissonografia completa ou em ambulatório
Actigrafia
Questionários

Reavaliação e decisão terapêutica

Percepção
Gravidade
Características do sono

Tratamento e reavaliações periódicas

Higiene do sono
Terapia cognitivo-comportamental
Estilo de vida
Medicação (sim ou não)
Outras terapêuticas

Médicos

Profª. Dra. Teresa Paiva
Dra. Ana Santa Clara
Profª. Dra. Amélia Feliciano
Dra. Joana Pimentel
Dra. Cristiana Silva
Dr. Hugo Simião

Psicólogos

Profª. Dra. Helena Rebelo Pinto
Profª. Dra. Carolina Maruta
Dra. Maria Serra Brandão
Dra. Sónia Ascensão

Terapeutas

Dra. Manuela Magno

Técnicas

Dra. Sofia Rebocho
Dra. Cátia Oliveira
Dra. Bruna Reis

 

INSÓNIA DO ADULTO

Não dorme? Passa a noite a acordar? Toma muitos remédios para dormir? Acorda cansado ou com dores de cabeça?

A insónia é a sensação de dormir pouco ou mal, de ter um sono insuficiente e não reparador, cujas consequências se sentem no dia-a-dia.

É uma queixa comum, crónica e incapacitante, que atinge pessoas de todas as idades, mas que tem tratamento.

Como tratamos?

O primeiro passo para tratar a sua insónia é conhecer o seu sono, no contexto da sua vida e do seu dia-a-dia.

Para medir o sono terá de fazer uma polissonografia (link para página polissonografia em laboratório), estudo em que analisamos as suas ondas cerebrais, o coração, os músculos e movimentos do corpo, a respiração e o oxigénio no sangue, entre outras variáveis.

O estudo do seu caso passa ainda por fazer-lhe questionários próprios para a insónia e análises ao sangue e à urina.

Feitos os exames, explicamos-lhe qual a razão da sua insónia e iniciamos o tratamento.

Ensinamos-lhe regras de higiene do sono e damos-lhe ferramentas cognitivas e comportamentais para dormir melhor. Se for o caso, receitamos-lhe medicação. Se toma muitos remédios, explicamos o seu efeito sobre o sono e propomos uma retirada progressiva. Se trabalha em excesso, propomos-lhe pequenas mudanças que o vão ajudar. Se tem outra doença, vamos encontrar o melhor equilíbrio possível.


INSÓNIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O seu filho/a não dorme? Resiste a ir para a cama? Não o/a deixa dormir? Vai para a sua cama? Grita? Chora? Tem outras doenças neurológicas? Estão todos exaustos lá em casa? O filho adolescente fica agarrado ao tm? Ninguém o acorda de manhã? Chega a casa a altas horas

A Consulta do Sono do Bebé e da Criança assenta numa abordagem holística do problema onde é feita uma avaliação inicial - fatores físicos, emocionais, sociais, de desenvolvimento e ambientais - e é definido um plano de resolução do problema específico, em conjunto com os pais/cuidadores.

A Consulta de Sono do Bebé pode ser feita ainda antes do nascimento para preparar os pais e ensinar sobre os ritmos de sono-vigília dos bebés, a importância das rotinas, os hábitos de sono saudáveis e os fatores que contribuem para um ajuste correto do ritmo circadiano. Após o nascimento, pode ser feita assim que os pais sintam necessidade em resolver, perceber ou orientar melhor aspetos do sono do seu bebé.

A Consulta de Sono da Criança vai ajudar a criança (em conjunto com os pais) a resolver o distúrbio de sono, a ensinar e criar hábitos corretos e assim desenvolver autonomia e segurança na hora de dormir. Algumas das principais queixas e distúrbios assentam na falta de autonomia na hora de dormir, insegurança, medos e ansiedades relacionadas com o sono, resistência em ir para a cama, horários e ritmos desajustados para a idade, uso de tecnologias, despertares noturnos e insónia infantil.

A Consulta do Adolescente implica a participação dele próprio e dos pais. A Adolescência é uma idade especial, que se associa a características próprias do Sono e do Comportamento, cuja compreensão é essencial.