Pedido de Marcação

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Relacionados

NEUROLOGIA DO SONO

Equipa

Profª. Dra. Teresa Paiva
Dra. Cristiana Silva

 

VER EQUIPA

Acordos

Medis, Medis CTT, Multicare- PT, CGD, SAMS, Future Healthcare

NEUROLOGIA

Durante o sono podem ocorrer situações clínicas que se relacionam direta ou indiretamente com problemas neurológicos. Por isso, o CENC conta com uma consulta dedicada em exclusivo a esta área neurológica. saiba mais [+]

Com uma equipa diversificada, o CENC diferencia-se nas seguintes patologias neurológicas: Cefaleias, Epilepsia, Parkinsonismo e Doenças do Movimento, Demências e Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso.

Cefaleias

As cefaleias ou dores de cabeça são uma das queixas mais frequentes dos doentes.

A cronicidade, a incapacidade a que conduz, o facto de atingir pessoas relativamente jovens e o medo desta doença ser um indício de alguma patologia grave, implicam um diagnóstico preciso e uma terapêutica eficaz.

Epilepsias

As epilepsias são comuns principalmente nas primeiras e nas últimas décadas de vida.

O seu carácter abrupto, o aparecimento inesperado, as consequências das crises e da doença exigem um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Parkinsonismo e Doenças do Movimento

São um grupo heterogéneo de doenças que podem ser hipercinéticas (causar um aumento do movimento, como é exemplo o tremor) ou hipocinéticas (diminuição do movimento como na Doença de Parkinson).

O diagnóstico e tratamento exigem um especialista familiarizado com a fenomenologia e com as melhores alternativas terapêuticas para a doença.

Demências

Com o envelhecimento progressivo da sociedade, as doenças neurodegenerativas têm tido um impacto cada vez maior na saúde das pessoas.

A Demência de Alzheimer, a Demência Vascular e a Demência de Corpos de Lewy são provavelmente os exemplos de síndromes demenciais mais frequentes.

O tratamento destes quadros neurológicos deve ir mais além, tendo em conta não só o doente, mas também os cuidadores e familiares dos doentes.

Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso

As Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso devem ser diagnosticadas o mais rápido possível para estabelecer o plano de tratamento, quando este é possível, ou um prognóstico e estratégia terapêutica se a doença for progressiva.

Estas doenças são variadas no espectro clínico e incluem múltiplas patologias congénitas e familiares.