Pedido de Marcação

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Equipa

Dr. Aníbal Eliseu*
Dra. Joana Vaz Castro**

 

VER EQUIPA

Acordos

*ADSE, SAMS Quadros, Medis
** Medis, Multicare, Future Healthcare

OTORRINOLARINGOLOGIA

A Otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade que tem evoluído nos últimos anos nas diversas áreas que abrange.

Tem também aumentado o intercâmbio entre esta especialidade e as restantes, designadamente com a Oftalmologia (no tratamento da patologia das vias lacrimais), a Pneumologia, a Neurologia (no tratamento de patologias do sono), a Imunoalergologia, a Pediatria, a Cirurgia Plástica e Maxilo-Facial e a Estomatologia.

A precocidade no diagnóstico é essencial em qualquer área da medicina e o mesmo se verifica na ORL.

Por exemplo, a detecção atempada de patologia otológica nas crianças é fundamental pois interfere com o desenvolvimento da linguagem e evita a evolução para uma otite crónica. Uma rouquidão persistente, com mais de 3 semanas, tem que ser avaliada o mais breve possível, para averiguar uma possível patologia oncológica.

Já as áreas de diferenciação cirúrgica passam por toda a patologia otorrinolaringológica, mas com área de interesse na otológica, nasal e endoscópica dos seios perinasais, da via lacrimal e do pescoço.