Marcações

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Consulta

Sintomas
Doenças
Estilo de vida

Laboratório do Sono e Exames

Um dos seguintes:
Polissonografia completa com 21 canais de EEG
Polissonografia com montagem especial
Polissonografia standard e actigrafia

Reavaliação e decisão terapêutica

Gravidade
Sonolência
Comorbilidades
Idade

Tratamento e reavaliações periódicas

Tratamento farmacológico em função do diagnóstico

Médicos

Profª. Dra. Teresa Paiva
Dra. Ana Santa Clara
Dra. Cristiana Silva
Profª. Dra. Amélia Feliciano
Dr. Hugo Simião
Dra. Joana Pimentel

Psicólogas

Dra. Maria Serra Brandão

Técnicas

Dra. Sofia Rebocho
Dra. Cátia Oliveira
Dra. Bruna Reis

 

PARASSÓNIAS E COMPORTAMENTOS COMPLEXOS

Grita durante a noite? Sai ou cai da cama? Faz movimentos esquisitos com os braços ou as pernas? Engole ou mastiga sucessivamente?

As parassónias são comportamentos geralmente complexos ou automáticos que surgem durante o sono. Podem estar associadas ao sono NREM, ao sono REM ou não ter associação a uma fase específica do sono.

As parassónias do sono NREM aparecem no primeiro terço da noite e o doente tem uma recordação nula ou vaga delas. Incluem despertares confusionais, terrores nocturnos e sonambulismo.

As parassónias do sono REM surgem na segunda metade da noite. Neste caso, há sempre um comportamento relacionado a um sonho - muitas vezes um pesadelo - ou um comportamento agressivo (transtorno comportamental do sono REM.)

As outras parassónias são variadas e incluem, por exemplo, a enurese (perda involuntária de urina), o comer nocturno, a sexossónia e outros comportamentos violentos.

Deve-se ter ainda em consideração que alguns comportamentos complexos resultam de outras doenças. Entre elas destacam-se a epilepsia, as cefaleias, o pânico e as crises dissociativas.

Como tratamos?

Nestes casos o doente tem de fazer um registo muito detalhado de tudo o que acontece durante a noite. Depois disso, deverá fazer uma polissonografia (link para a página de polissonografia em laboratório) com vídeo e um número variável de canais de electroencefalograma (na maior parte dos casos 21 canais) para avaliarmos com detalhe o seu caso.