Marcações

Data Pretendida

* O pedido de marcação terá de ser confirmado pelo secretariado do CENC. Após a recepção, analisaremos a disponibilidade e enviaremos confirmação ou proposta de nova data.

Equipa

Profª. Dra. Teresa Paiva
Dra. Maria Serra Brandão

 

VER EQUIPA

SONO PEDIÁTRICO

O seu filho ou filha não dorme? Resiste a ir para a cama, grita ou chora na hora de dormir? Vai para a sua cama? O seu filho adolescente fica agarrado ao telemóvel? Ninguém o acorda de manhã?

As Consultas do Sono do Bebé e da Criança assentam numa abordagem holística que analisa os factores físicos, emocionais, sociais, de desenvolvimento e ambientais que possam afectar o sono.

É feita uma avaliação inicial e é definido um plano de resolução do problema específico, em conjunto com os pais ou cuidadores.

A Consulta do Sono do Bebé pode ser feita antes do nascimento para preparar os pais, ensinando sobre os ritmos de sono-vigília, a importância das rotinas, os hábitos de sono saudáveis e os factores que contribuem para um ajuste correcto do ritmo circadiano. Após o nascimento, a consulta pode ser feita assim que os pais sintam necessidade de perceber ou orientar melhor o sono do seu bebé.

A Consulta do Sono da Criança ajuda os mais novos - em conjunto com os pais - a resolver distúrbios de sono, ensina-os a criar hábitos saudáveis e a desenvolver autonomia e segurança na hora de dormir. Algumas das principais queixas e distúrbios do sono assentam justamente na falta de autonomia, insegurança, medos e ansiedades relacionados com a hora de dormir. E ainda em horários e ritmos desajustados para a idade, no uso de tecnologias, despertares nocturnos e insónia infantil.

Explicamos à criança e à família os riscos de uma higiene do sono desadequada. Utilizamos questionários validados. Medimos o sono através de uma actigrafia (link para a página actigrafia) ou polissonografia (link para a página polissonografia), conforme for mais ajustado.

Na maioria dos casos propomos um tratamento comportamental, amigável e eficaz para toda a família.

Como tratamos?

A avaliação é feita numa primeira consulta na qual devem estar presentes os pais ou os cuidadores e a criança. Depois segue o tratamento em função do caso.